28.4.06



Passeio a Mafra

Já algum tempo que queria ir visitar o mosteiro de Mafra. Aproveitamos o domingo e o bom tempo e fizemo-nos a estrada. Fomos numa visita guiada ( a última da manhã e gratuita!) e ficamos a saber alguns pormenores interessantes: as camas daquele tempo eram pequenas porque as pessoas dormiam sentadas, pois segundo elas, só os mortos dormiam deitados e por isso mais valia dormir sentado antes que a morte viesse mais depressa...; O rei D.Joao VI, o único que habitou no palacio de Mafra, era também muito asseado, pois durante toda a sua vida tomou três banhos: um quando nasceu, outro quando casou e o ultimo quando morreu!... daí a necessidade de espalhar "perfumadores" pelas salas do palacio!
Mas o que mais me impressionou foi a biblioteca. É lindissima, e vale a pena uma visita. Interessante foi saber que a madeira utilizada para executar as estantes veio do Brasil e tem um comportamento muito bom à humidade ( uma vez que a ideia de se revestir toda a madeira a talha dourada não foi levada a cabo pelos fransciscanos, permitindo a madeira respirar) . Os morcegos PimPim que a noite voam pela sala de biblioteca também ajudam na conservação das obras porque eles se encarregam de comer os bichinhos que andam pelo ar...Boa ajuda, esses morgegos!

Despachada a visita ainda nos restou tempo para ir passear até as Azenhas do mar e ir também comer umas queijadas a Sintra....
Fica a sugestão para o passeio!

Sem comentários: